domingo, novembro 09, 2008

Balanço dos primeiros 365...



Como passou depressa este último ano e primeiro de vida do Tiago (excluindo os 3 primeiros meses na realidade), marcado por mudanças; mudanças no lar, mudanças na disponibilidade do nosso tempo, mudanças nas prioridades da nossa vida, mudanças de alegria e felicidade, de preenchimento e plenitude.

É incrível como, por mais planeado e esperado que um filho possa ser, nunca podemos “prever” as mudanças que eles trarão ao entrarem nas nossas vidas. Por muitas cedências e privações que um filho possa trazer ao formato de vida que conhecíamos, e acreditem que traz, as sensações e os sentimentos que desenvolvem em nós confortam e preenchem não só essa limitação como ainda nos deixam extasiados de orgulho e prazer. A vida ganha outro sentido. É uma espécie de novo caminho que se abre.

Acompanhar o desenvolvimento “exponencial” (desculpem a matemática do termo) do primeiro ano de vida, tem tanto de trabalho como de surpreendente. Eles crescem uns 25cm, ou seja, 50% do comprimento que tinham à nascença, triplicam o peso e nem sei como classificar o desenvolvimento comportamental.

A inteligência emocional que de repente se desenvolve num bebé, que ontem era recém-nascido e apenas distinguia a mãe pelo cheiro, e que agora distingue facilmente as pessoas próximas e que fazem parte do seu dia-a-dia das pessoas estranhas, que reconhece a sua casa, o seu quarto e os seus brinquedos, que tem preferências quanto às brincadeiras ou quanto à sua alimentação e que tem uma vontade própria, deixam-nos boquiabertos. É notável ver a confiança absoluta que deposita em nós. Somos o seu porto seguro, a sua alegria.

A maneira como o Tiago já tenta falar, embora numa linguagem própria, num esforço incrível para pedir algo tão simples como “o meu copinho de água que está ali... sim ali em cima da mesa, mas será que vocês não o vêem?”. Ou apontar a Lua na rua, ou passar pelos carros e fazer “bruum, bruum, ou acenar às pessoas que se vão cruzando com ele (conheça-as ou não). E isto é apenas uma migalha das gracinhas diárias do Tiago. Partilhar tudo convosco deixar-vos-ia exaustos.

E são estas alegrias e proezas que, quando olhamos para trás, nos fazem pensar que o ano passou depressa e limpam da nossa memória os momentos das cólicas, das febres, das vacinas, da má disposição provocada pelo nascimento dos primeiros dentes, a primeira constipação, enfim… pormenores que agora não interessam nada!

E nessas pequenas coisas, vai tomando todo o nosso tempo e a nossa vida e, melhor que isso, nós queremos que ele os tome. Como é bom cada minuto passado com ele.

Fizemos uma pequena festinha, tinha o Tiago 365 dias (porque é ano bissexto), um dia antes do primeiro aniversário, para apresentar os Padrinhos, mesmo sem baptizado religioso. No Algarve, com um tempo fantástico, um castelo insuflável, um porco no espeto e balões, muitos balões. Ah!!!!! E o mais importante, AMIGOS e FAMÌLIA.

E para ti Tiago, que poderás detestar a lamechice dos teus Pais quando tiveres “capacidade” de ir à net ler, obrigado. Obrigado por seres e por trazeres tanta felicidade e alegria. Tentaremos ser merecedores e poder proporcionar-te as mesmas alegrias que nos tens proporcionado a nós.
PS - E agora a foto para maiores de 365...

Site Feed