quarta-feira, outubro 25, 2006

"Passeio" a Malange

Há muito tempo que não escrevíamos nada. E em parte, o incentivo que recebemos de um (ainda) desconhecido ajudou a este pequeno texto. Muito obrigado.
Mas o que realmente ajudou, foram as horas que passei no carro, eu Nuno, para fazer 424 km até Malange.
Para lá, 11 horas e meia incluindo 2h de almoço em N'Dalatando. Sim, duas de almoço porque estamos em Angola. Não há outra razão que não essa mesmo. Porque é o tempo que demora a picanha a grelhar e as batatas a fritar!
Para cá, já habituados à viatura e mais confiantes na estrada, 8 horas.
Uma distância que no tempo colonial não demorava mais de 4 horas, e acho k o carro de agora é um pouco melhor que o de então....!!!
Claro que todos sabemos que o problema são as estradas e o tempo de guerra que não permitiu a manutenção. Mas claro que todos sabemos também, que já poderíam estar noutro estado, caso................ e caso.................. E o resto só digo, não escrevo.
Também é verdade que estão em curso empreitadas de recuperação, quase todas chinesas e espero daqui a um ano poder escrever outro texto diferente. Mas acho, e não só eu mas muita gente com quem falo, que teria sido de bom senso terem sido estas as primeiras obras a fazer e em Angola não é assim.
Agora a viagem: pura paisagem africana, libertadora pela imensidão, pela cor e pelo cheiro. Infelizmente não pude ir a Pungo Andongo, local histórico de Angola, mas fica a foto que, para que possam verificar a imponência, foi tirada a mais de 15km de distância. São formações rochosas no meio da monotonia paisagística que só me faz lembrar a foto de Ayer's Rock na Australia. Espero um dia poder comparar as duas ao vivo e não só em foto.
De resto, as famosas quedas que podem ver num post mais abaixo e picada, buracos, pó e muitos saltos e saltinhos no carro que serviram para melhorar a minha coluna, recentemente recauchutada.

1 Comments:

At 12:25 da tarde, Blogger Paula Martins said...

Malanje e Malange, escreve-se das duas maneiras, aliás como muitas palavras cá.

R. Raínha Jinga ou R. Raínha Ginga. Deve tratar-se de uma herança histórica versus os novos acordos ortográficos. Mas cá há acordos ortográficos??!!

Vou investigar!

Quanto à viagem... bem é caso para dizer, obrigação a quanto obrigas.

 

Enviar um comentário

<< Home

Site Feed